10 propriedades e benefícios do mel
As propriedades e benefícios do mel são evidentes. Portanto, este produto está com o ser humano desde a origem do tempo. Mesmo no nosso país, na Cueva de la Araña (Valência), há pinturas rupestres que mostram que o homem já usava esta comida há quase 10 mil anos. E tem resistido até hoje.
Obviamente, para que este produto dure na nossa dieta, tem que ter propriedades positivas e benefícios para o ser humano. E foi precisamente disso que viemos falar. Assim, sem mais demoras, apresentamos os 10 benefícios e propriedades do mel.
1. O mel é uma importante fonte de proteína
Uma das propriedades mais importantes deste produto é que contém enzimas e aminoácidos, duas moléculas que são fundamentais para a produção de proteínas. Algo muito positivo para o nosso corpo.
2 O mel regula o açúcar no sangue
A razão pela qual o mel das abelhas regula o açúcar no sangue é a frutose que contém. Isto permite que a glicose seja apanhada pelo fígado para formar glicogénio, o que melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, removendo a glicose do nosso corpo e reduzindo o açúcar no sangue.
3. O mel natural reduz o stress metabólico
O stress metabólico, a tradução corporal de qualquer tipo de stress (tanto mental como físico), faz com que a degradação da proteína muscular em aminoácidos produza novos açúcares. E como discutimos antes, o mel regula o açúcar no sangue. O que ajuda a reduzir o stress metabólico.
4. Mel alivia tosse e dor de garganta
É verdade, este fluido alivia a dor de garganta e é até capaz de combater algumas infeções relacionadas com a dor de garganta. Portanto, o mel é considerado como um dos melhores remédios naturais para acalmar a tosse.
5. O mel tem propriedades hidratantes
Uma das propriedades do mel é a sua alta concentração de humidade. Por esta razão, este produto é usado como hidratante para cabelo e couro cabeludo. Embora, para que este produto mantenha essa propriedade, não pode ser exposto a altas temperaturas, pois pode perdê-los.
6. Mel favorece a digestão
Misturar mel com outros produtos, como sumo de limão ou canela, ajuda a favorecer a atividade do sistema digestivo no nosso corpo. Isto ocorre porque o mel ajuda a metabolizar os alimentos, o que impede que ocorram indigestãos no estômago.
7. Mel promove recuperação do sono
Tomar mel antes de dormir faz-nos armazenar glicogénios no fígado. Isto será fornecido ao sangue conforme necessário, impedindo-nos de atingir baixos níveis de glicogénio e, portanto, desencadeando a crise do sono.
Além disso, este produto também estimula o sono e o relaxamento noturno, uma vez que produz uma ligeira secreção de insulina.
8. O mel reduz a acne e outros problemas de pele
As principais causas da acne são o desequilíbrio hormonal e a colonização bacteriana da pele. Para reduzir isto, uma das melhores opções é novamente o mel, uma vez que são tolerados de uma forma melhor do que os agentes químicos convencionais.
9. Mel previne infeções de queimaduras e feridas
A densidade do mel ajuda a proteger contra bactérias e sujidade que entram numa ferida. Isto deve-se à sua propriedade antibacteriana que o faz não infetar.
10. O mel é uma boa fonte de antioxidantes
Consumir frequentemente mel é um bom suplemento dietético que o ajudará a prevenir doenças cardíacas, processos inflamatórios e doenças do sistema imunitário.